
Esteve no último dia 26 em Duque de Caxias o jornalista e escritor Zuenir Ventura, autor de vários livros, entre eles "1968: o ano que não terminou", "Cidade Partida", "Chico Mendes: Crime ou Castigo", "Inveja".
O encontro aconteceu no Teatro do Sesi, onde o escritor manteve um bate-papo descontraído com o público, formado por estudantes e intelectuais. Zuenir contou como foi o começo de sua carreira, falou sobre as dificuldades e as vitórias dentro da profissão.
O jornalista fez uma análise do contexto político do país, falou sobre educação e seus livros, como elaborou cada um.
Sobre "Cidade Partida", um dos seus mais famosos livros, o autor contou como foram os dez meses em que conviveu com a comunidade de Vigário Geral, para poder ver e sentir como é carente a população do local, e editar o livro. "Foi uma grande experiência, até na hora de dormir os comentários que eu ouvia diariamente, vinham em minha mente", enfatiza ele.
Muitos jovens estiveram presentes ao encontro, fazendo perguntas e trocando idéias com o escritor, que respondeu a todos de forma bastante educada. A estudante Marília Terezinha de Paula, do Colégio Aarão Strembuch, do Bairro São Bento, indagou o porquê de um evento tão bom como este não ser levado aos colégios públicos da região. A pergunta foi direcionada à representante de uma operadora de telefonia celular, que patrocina o projeto. Ela ficou sem respostas concretas.
A secretaria de Cultura de Duque de Caxias, Carmem Migueles, presente ao evento e que fez a sua abertura, em nome da Prefeitura, preferiu não comentar a sugestão feita pela estudante.
(Foto: PMDC-Sebastião Moraes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário