.jpg)
Todavia, é interessante separar as tecnologias em pelo menos quatro categorias: as usinas geradoras, que adotam energias renováveis para injetar eletricidades na rede (por exemplo: parques eólicos, usinas de co-geração, usando bagaço de cana e pequenas centrais hidrelétricas); sistemas descentralizados para geração de eletricidades em pequena escala de forma isolada (por exemplo: painéis fotovoltaicos para iluminação residencial); sistema de geração de energia térmica (secadores solares ou de biogás e aquecedores solares de água) ; etanol, álcool, biodiesel, entre outros). Cada categoria apresenta diferentes modalidades de uso, dependendo da região do país, e para cada uma existem diferentes desafios tecnológicos.
ENERGIA NUCLEAR
O QUE É: é a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. Num reator nuclear, ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como “reação em cadeia”
COMO FUNCIONA: é obtida através da fissão do núcleo de átomos de número de massa atômica elevada. Essa quebra libera energia que pode ser usada em uma usina térmica para gerar energia elétrica.
VANTAGENS: não emite poluentes. É utilizada na medicina nuclear como diagnóstico e terapêutica e na esterilização de equipamentos e materiais hospitalares. Na agricultura é usada na mutação genética de grãos e plantas e na preservação de alimentos.
DESVANTAGENS: ricos de vazamento e acidentes como o de Chernobyl, na Ucrânia ex-União Soviética , e Three Miles Island , nos Estados Unidos , país que abriga 104 reatores , seguido pela França, 56, e pelo Japão, 51. Pode ser utilizado também para a construção de armas como a bomba nuclear e outros artefatos de destruição em massa. Risco de ataques terrorista. E produção de lixo atômico.
NO MUNDO: é a terceira fonte de geração de eletricidade no mundo. Há em operação , 441 usinas nucleares em 34 países.
NO BRASIL: O Brasil possui, hoje, a sexta maior reserva geológica urânio do mundo, o que permite o suprimento das necessidades doméstica a longo prazo e a disponibilização do excedente ao mercado externo. As usinas nucleares de Angra I e II respondem pelo abastecimento equivalente a 40% das necessidades do Estado do Rio de Janeiro. O país produz hoje 62,8 MV de energia, dos quais pouco mais de 1%, é de origem nuclear.
HIDRELÉTRICA
É finita, tem cada vez menos espaço. Investimento neste tipo de energia não é trivial. Em termos ambientais, os espaços apropriados começam a ser cada vez mais discutidos, pelos impactos ambientais causados pelas barragens, pelas inundações, etc. Isso torna uma coisa complicada. Mas, se temos esse modelo, então é preciso preservá-lo e utiliza-lo de maneira melhor. É preciso complementa-lo e fazer com que renda o máximo. Não é um modelo limpo, mas é muito mais manejável.
ENERGIA SOLAR
O QUE É: fonte renovável obtida pela conversão de energia luminosa solar em energia elétrica. É uma energia limpa, não poluente, confiável, racional, e que não requer manutenção e não consome nenhum combustível.
COMO FUNCIONA: em uma placa, várias células solares feitas sobre lâminas delgadas de silício cristalino são interconectadas para se obter a voltagem e corrente desejadas. A placa produz eletricidade em corrente contínua, e que pode ser usada diretamente ou armazenada em baterias para uso posterior.
VANATGENS: poluição zero. É de fácil instalação e tem auto-suficiência energética.
DESVANTAGENS: Além do custo elevado para produção em média e larga escalas. Só funciona bem em áreas ensolaradas.
NO MUNDO: corresponde a apenas 0,1% do consumo mundial. Grande potencial de alimentar no futuro 10 milhões de pessoas. É uma das fontes de energia alternativa que mais crescem no mundo, oferecendo um potencial praticamente infinito de geração de eletricidade.
NO BRASIL: hoje, existem no país cerca de 42 mil sistemas solares fotovoltaicos, que transformam a energia do sol em elétrica, instalados em mais de dois milhões de metros quadrados de placas solares para aquecimento de água em residências.
ENERGIA EÓLICA
ENERGIA EÓLICA: utiliza a energia dos ventos, uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares.
COMO FUNCIONA: transforma a energia mecânica em elétrica. O vento passa pelas pás da hélice fazendo com que elas girem, gerando energia através de uma turbina.
VANTAGENS: poluição zero, não consome combustíveis, é limpa e abundante, segura e de baixo impacto ambiental.
DESVANTAGENS: equipamentos caros e barulhentos. Sujeita a variação do vento. Impacto visual e ambiental ( alguns parques podem estar localizados em zonas de migração de aves). Interferências eletromagnéticas.
NO MUINDO: existem atualmente mais de 30 mil turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo. A Dinamarca contribui com 12% da energia elétrica total produzida, a Alemanha com 16% e a União Européia tem como meta gerar 10% de eletricidade a partir do vento até 2030. até 2050, essa alternativa energética deverá abastecer pelo menos 50% do consumo mundial de eletricidade.
NO BRASIL: O Brasil tem imenso potencial eólico ainda não explorado. Sua capacidade instalada é de 20,3 MW.
HIDROGÊNIO
O hidrogênio, até pela capacidade que ele tem de ser produzido a partir de células híbridas. Uma solução de alto rendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário