
►O continente que concentra 90% do gelo do planeta dá os primeiros sinais de que está sentindo os efeitos do aquecimento global. O alerta já foi dado pelos cientistas de todo o mundo. E as conseqüências não são nada animadoras.
Península antártica é a mais afetada. Nos últimos cinqüenta anos, a temperatura se elevou 3 graus, dez vezes acima do aumento médio registrado no restante do planeta. Nove em cada dez geleiras diminuíram de tamanho desde 1940. Em alguns pontos, mesmo no inverno, as gramas sobrevivem nas fendas das rochas e aparecem em locais onde antes só havia gelo.
Antártica oriental. As temperaturas são tão baixas que a região deve levar milhares de anos para sentir os efeitos do aquecimento. Ali concentra 88% do gelo da Antártica e 80% do mundial.
Antártica Ocidental. As geleiras perdem 52 quilômetros cúbicos de gelo por ano, quantidade que não está sendo reposta em igual escala pela precipitação de neve. Se o ritmo do aquecimento global ser mantiver estável, o gelo a Antártica Ocidental ainda resistirá por sete mil anos.
Com 13,8 milhões de quilômetros quadrados, o continente gelado é uma vez e meia maior que o Brasil. População: 4.000 pesquisadores no verão e 1000 no inverno. Fauna: Pingüins, focas e pássaros dominam a paisagem.
Terra sem dono: Sete países reivindicam sua parte na Antártica, mais as disputas territoriais estão suspensas por tratado internacional. O acordo também proíbe as exploração das riquezas naturais. As únicas atividades permitidas são as pesquisas científicas e o turismo.
A Antártica é o continente / primeiro: mais seco. A precipitação de 5 centímetros de neve por ano é menor que a quantidade de chuva no deserto do Saara.
Segundo: Mais frio./ A menor temperatura (89,2 graus negativos) foi registrada em 1983.
Terceiro mais alto: A elevação média, acima do nível do mar, é de 1958 metros. O ponto culminante, o Maciço de Vinson, tem 4.892 metros.
Quatro Com os ventos mais fortes: O catabático, que sopra do interior para o litoral, ultrapassa 300 km por hora.
Há 35 milhões de pingüins, divididos em 17 espécies. A maioria não vive na Antártica, e sim em ilhas próximas. Uma espécie habita o Arquipélago de Galápagos, no Equador.
A foca leopardo é a única que se alimenta de pingüins. Pode comer sete pingüins pequenos em um dia. Uma fêmea adulta, maior que o macho, pode medir quatro metros de comprimentos e pesar quatrocentos quilos.
DADOS COMPLEMENTARES
A espessura média da camada de gelo, que passa de 4000 metros em alguns pontos, é de 1829 metros. 99,6% da superfície do continente é coberta por geleiras. O subsolo antártico é cheio de lagos. Vostok, o maior dele, a 4 quilômetros de profundidade, tem água suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por 7500 anos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário