
Podemos afirmar que o governo brasileiro é conivente com grande parte dos crimes que ocorrem contra o meio ambiente no país.
Todos sabem onde estão e quem são os maiores devastadores da nossa fauna e flora. O tráficode animais silvestres, hoje, só perde, em lucros, para o de drogas e de armas. Estamos cansados de saber disso.
Alguns dados revelam os maiores conflitos em toda a Amazônia. É uma imensidão de problemas, que poderiam ser minimizados, mas o governo prefere fingir não ver, por má vontade ou incompetência.
As maiores problemáticas são: * A pecuária, o número de cabeças de gado na Amazônia passa dos 60 milhões. Um terço do rebanho nacional. São Félix do Xingu, no Pará, é o município onde a atividade mais avança.
*Conflito de terras, o Pará é recordista em mortes por disputa de terras no país. Centenas já morreram em confrontos entre fazendeiros, posseiros, grileiros e sem-terras nas últimas décadas. A criação de reservas florestais e extrativistas sofre violenta oposição de especuladores.
*Os índios: as terras indígenas somam 20% da Amazônia. Muitas têm madeira de lei e recursos minerais bastante cobiçados. A ação de garimpeiros gera conflitos.
É estimada em 7 trilhões de dólares a riqueza em minérios existentes no subsolo amazônico. Há quantidades consideráveis de bauxitas e manganês. Os garimpos contaminam os rios. Os grandes projetos abrem crateras imensas. Todos, ao se esgotar, deixam para trás enormes problemas sócias.
*Madeireiras: o setor movimenta 2,5 bilhões de dólares por ano e tem metade das empresas na ilegalidade. O esgotamento de algumas regiões leva serrarias cada vez mais para o interior da mata.
*A soja: a fronteira agrícola ultrapassou o Cerrado Mato-grossense e avança sobre as bordas da floresta. Muitas das novas áreas já estavam desmatadas. Eram pastagem e capoeiras. Até quando o Governo brasileiro vai ficar assistindo este espetáculo do crescimento da devastação de nossas matas.
Um comentário:
sweet blog, keep the good work going :)
Postar um comentário