
O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano
Nem chegou o verão e o Brasil já sofre intensamente com as queimadas. Os incêndios aumentaram 99% em relação ao mesmo período de 2009. Matas, casas e indústrias são destruídas. Desde janeiro até agora já foram detectados milhares de focos, em todo o país, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os estados de Mato Grosso e do Tocantins são os campeões com 7.842 e 4.296 focos, respectivamente.
Uma das causas para tanto incêndio é o clima seco e a baixa umidade relativa do ar que transformam a vegetação em combustível farto. Sabemos também que uma das causas para isso tudo são as queimadas que ocorrem nas matas para abrir pasto ou mesmo para plantações.
Os incêndios são tão intensos que centenas de animais silvestres são mortos e plantações inteiras são devastadas. Até mesmo o gado dentro das fazendas é atingido. A população das áreas atingidas sofrem com a fumaça e as fuligens que entram dentro das casas e provocam doenças respiratórias e muita sujeira.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, apenas na cidade matogrossense de Macelândia, a 710 quilômetros de Cuiabá, 112 casas e 17 indústrias madeireiras foram totalmente destruídas pelo fogo. Cerca de 300 famílias foram atingidas e 1,2 pessoas foram atendidas no hospital do município, que sequer conta com uma unidade de corpo de bombeiros. Os prejuízos podem chegar a R$ 10 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário