Quem sou eu

Minha foto
Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo). Sou filiado ao Greenpeace com curso na área de Crimes Ambientais e Tráfico de Seres Humanos pela Senasp curso de História da Educação

domingo, novembro 25, 2007

UMA VISÃO DO PROFESSOR

Entre os dias 20 de junho e 19 de julho de 2007 o Ibope realizou uma pesquisa com 500 professores das redes públicas em todas as capitais brasileiras e os números revelaram como anda a situação de nossos educadores. A pesquisa foi feita com o objetivo principal de investigar como os professores brasileiros se relacionam com o trabalho, os alunos e a escola e de que forma eles enxergam o futuro da profissão.
Entrevistados individualmente, os docentes responderam um questionário estruturado, e o resultado foi o seguinte: 53% têm no amor a profissão sua principal motivação. 63% trabalham no que gostam. 83% têm consciência da importância da profissão de professor. 80% já participaram de cursos de capacitação depois de formados. 63% relataram viver em nível significativos de estresse. 48% sentem falta de mais segurança contra a violência. 54% estão descontentes com os benefícios, 47% com os salários e 47% com a sobreposição de papeis (com relação a família do aluno). 21% estão satisfeitos com a profissão.
O que chamou a atenção na hora de listar os principais problemas do dia-a-dia dentro da sala de aula foi a não-participação dos pais no dia-a-dia da escola, a desmotivação dos alunos e a indisciplina dentro da classe dos alunos.
Por que a família é vista tão mal nesse contexto? Ao comparar a escola pública com a particular, os professores dão algumas pistas: 72% dizem que quem leciona na rede pública faz também o papel de assistente social, enquanto apenas 3% apontam que quem está na rede privada tem essa mesma função. O termo mais usado é sobreposição. Para 25% da amostra, “a escola está no lugar da família”. E outros 38% reforçam que, na escola pública, “o professor não ensina, mas ajuda o aluno a sobreviver”. Em outra resposta, 64% afirmam que o nível socioeconômico das crianças intervém no aprendizado (negativamente, no caso da pública, e positivamente no caso da particular).
“Durante décadas, o professor montou uma representação-padrão de estudante, projetando o desejo de que ele venha de casa educado, com os parentes providenciando todos os requisitos básicos para que eles convivam em sociedade e aprendam. “Esse quadro não existe” , diz Lino Macedo, pedagogo do Instituto de psicologia da USP. Da mesma forma, é fictícia a concepção de família ideal. Pai e mãe trabalham fora e nem sempre moram na mesma casa, e os dois fatores levam à diminuição do tempo dedicado às crianças e, com isso, dos momentos de “formação doméstica”.

Nenhum comentário:

Meu currículo

Olá é um prazer tê-lo aqui comigo. Espero que este blog seja útil pra você. Meu Email: agnaldojornalista@yahoo.com.br

Sou bacharel em Comunicação Social. Sou filiado ao greenpeace com cursos na área de Lei de Crimes Ambientais, Tráfico de Seres Humanos e História da Educação. Também faço artigos para um jornal na cidade de Duque de Caxias Rio de janeiro.

"A regra é velha, ou fica sendo nova, de que só se faz bem o que se faz com amor" Machado de Assis

"Nem todos que sonharam conseguiram, mas pra se conseguir é preciso sonhar"

"As mudanças começam dentro de cada um de nós, basta acreditar" Agnaldo Barros

"A vida começa a terminar no dia em que permanecemos calados diante das coisas que importam"

PARA TODOS OS APAIXONADOS PELA NATUREZA E EDUCAÇÃO













DEUS destruirá todos que destroem a natureza" (Apocalipe)
A vida começa a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam” (Martin Luther King Jr.)
As mudanças començam dentro de cada um de nós. Basta acreditar" (Agnaldo Barros de Lima)

Em todos os momentos estamos nos educando, uns aos outros" (Paulo Freire)

"A regra é velha, penso eu, ou fica sendo nova, que só se faz bem o que se faz com amor"

(Machado de Assis)































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































correspondência

agnaldojornalista@yahoo.com.br






Powered By Blogger

seguir