
Por aqui, é difícil assistir debate na televisão, onde os políticos só pensam em se acusar reciprocamente, sem apresentarem programas palpáveis para os imensos problemas que afetam o país, principalmente, para esta juventude que está aí sem perspectiva. Tudo isto me traz a mente um texto que li há alguns anos, quando era estudante de comunicação, e tinha boas perspectivas de um mundo melhor. Confesso que ainda creio que podemos cada um de nós, fazer algo para que a cada amanhecer tenhamos uma humanidade mais solidária. Lamento não lembrar quem é o autor desta belíssima obra, mas estou convencido que é de grande ensinamento para todos.
Um pai estava terminando seu trabalho no computador, mas seu filho pedia por sua atenção. A criança queria por que queria que ele lhe desse alguns minutos. O pai, atarefado, em certo momento lembrou-se de que possuía um quebra-cabeça dificílimo de ser montado. O brinquedo que tinha o desenho do mundo estampado, seria a sua salvação por pelo menos meia hora. Seria o bastante para o término de sua tarefa, então, voltaria a brincar com o menino.
Chamando o garoto ele falou: “Filho, tome este quebra-cabeça e, após montá-lo, você volte e me mostre, certo?”. “Pronto estava resolvido o caso” - pensava aquele pai. Mas não demorou dez minutos e o garoto estava de volta com a peça toda montada. “Meu filho, eu não acredito, eu levei mais de vinte minutos para montar este quebra-cabeça. Como você conseguiu em menos de dez minutos?”, quis saber. Em sua candura, o pequeno disse: “Simples pai, o senhor não notou que atrás do mundo tinha a figura de um homem? Pois é, eu arrumei o homem e conseqüentemente consertei o mundo”, disse.
E, independente de quem venha a comandar o nosso país nos próximos quatro anos, quem tem que mudar somos nós. Nossa maneira de pensar, de agir e de ver a vida. Segundo Rudolf Steiner, fundador do movimento universal das escolas Waldorf: "Uma sociedade só pode configurar-se e desenvolver-se de forma sadia e adequada às solicitações da época se levar em conta as dimensões essenciais do ser humano”. Acredito, inexoravelmente, que a educação seja a mola-mestra das mais significantes mudanças que podem ocorrer dentro de uma sociedade.
Um comentário:
Muito bom blog. Também acredito que a educação é o único caminho para salvarmos este país.
Sônia Maria - Campo do Jordão -SP
Postar um comentário